O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o relato, considerado corajoso, da apresentadora Ana Hickmann, que detalhou uma agressão física sofrida durante uma entrevista ao programa Domingo Espetacular, da Record. Lula expressou sua preocupação com a situação e ressaltou a relevância da Lei Maria da Penha, sancionada durante seu governo.
"Importante relato da apresentadora Ana Hickman. A Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, é um instrumento fundamental para combater a violência contra as mulheres. Disque 180", declarou Lula em seu perfil oficial no antigo Twitter.
Segundo o Portal GCMais, neste ano, o presidente sancionou atualizações na legislação, visando garantir a imediata concessão de medidas protetivas de urgência no momento em que a mulher realiza a denúncia às autoridades policiais.
Em 11 de novembro, a apresentadora registrou um boletim de ocorrência contra seu marido, Alexandre Correa, na delegacia de Itu, São Paulo. Ana relatou ser vítima de lesão corporal e violência doméstica, descrevendo uma tentativa de cabeçadas e o fechamento de uma porta em seu braço quando tentava chamar a polícia. O casal, que está junto há 25 anos, teve um tumulto na presença do filho de 10 anos.
No dia seguinte, Ana compartilhou fotos nas redes sociais ao lado do filho, agradecendo as mensagens de apoio que recebeu.