22°C 27°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Vídeo: Médico canta para paciente com câncer no Hospital Municipal de Santa Quitéria

Profissional resolveu dedicar uma canção à jovem de 27 anos, após vê-la com força brincando com seu filhinho, em meio ao quadro de saúde debilitado

30/11/2023 às 17h59 Atualizada em 30/11/2023 às 18h13
Por: Raflézia Sousa
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

“Curar quando possível; aliviar quando necessário; consolar sempre”. A frase atribuída ao pai da medicina diz muito sobre os gestos humanizados e cada vez mais necessários dentro da saúde, que não se resumem somente aos protocolos hospitalares, mas acolher o paciente e sua família nos momentos que mais precisam. 

Na última sexta-feira (24/11), em um dos leitos do Hospital Municipal de Santa Quitéria, o médico Dr. Iury Thomas resolveu cantar uma música para uma paciente de 27 anos, que está internada devido a um câncer e recebendo cuidados paliativos.

A enfermeira Lorena Paiva estava junto com o médico, em 36 horas de plantão e com 12 pacientes em acompanhamento, quando notaram a jovem, mesmo com um quadro de saúde bastante debilitado, mostrando forças e serenidade ao brincar com seu filho, de apenas dois anos. "Havia nos tocado de uma forma diferente, vê-la brincando com seu filhinho, uma moça em situação tão delicada, mas alegre em aproveitar os momentos", conta, e então, Iury decidiu dedicar uma canção à paciente.

"El Reloj", do cantor Luis Miguel, foi a música que o profissional escolheu cantar. Sobre o motivo, Lorena explica: "essa música é o esposo cantando para o relógio parar, para que sua mulher em morte iminente tenha mais tempo de vida com ele, o que representa um pouco da situação que estávamos manejando".

O momento foi acompanhado por demais profissionais que estavam presentes, formando uma pequena plateia ao redor do leito. O gesto foi recebido com bastante alento, tanto por ela, como por seus familiares.

Publicidade
Publicidade
Publicidade