23°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Aumento em casos de covid-19 no Ceará deixa a Secretaria de Saúde em alerta

Secretaria destaca possível associação com variante Eris (EG.5) e reforça importância das medidas preventivas.

29/11/2023 às 15h45
Por: Raflézia Sousa
Compartilhe:
Divulgação / Governo do Ceará
Divulgação / Governo do Ceará

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou um informe nesta quarta-feira (29) alertando sobre o crescimento no número de casos de covid-19 no estado. O levantamento, que abrange a semana de 19 a 25 de novembro, registrou 716 novos diagnósticos, comparado aos 347 da semana anterior (12 a 18 de novembro).

Os dados, coletados a partir de testes rápidos e exames RT-PCR realizados em todo o território cearense, apontam que o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) conduziu 577 testes RT-PCR para covid-19 durante o período, registrando uma taxa de positividade de 21,3%, com 156 casos confirmados.

Segundo o Portal GCMais, o secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Lima Silva Neto (Tanta), sugere que o aumento pode estar associado à circulação da variante Eris (EG.5), capaz de contornar a memória imunológica, podendo causar infecção respiratória ou síndrome gripal. A Sesa está monitorando a situação epidemiológica.

A Secretaria ressalta a importância das medidas preventivas contra a covid-19, destacando que a atualização do esquema vacinal é fundamental para proteção contra as novas variantes. Antonio Lima destaca que o Ceará possui estoques regulares de testes e vacinas contra a covid-19, disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Vapt Vupt, mediante agendamento.

Diante de sintomas gripais, é aconselhável buscar assistência médica e realizar o teste conforme a orientação profissional. O secretário enfatiza que, mesmo com a flexibilização do uso de máscaras, a sua utilização permanece recomendada como uma medida preventiva.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade