A EEMTI Lia Sidou, em Aquiraz, promoveu o projeto "O que há de África em nós" para engajar alunos em atividades de sensibilização cultural. Iniciado em 2016, o projeto inclui rodas de conversa, filmes, concursos e debates sobre cultura afro-brasileira ao longo do ano letivo.
Atendendo às leis 10.639/03 e 11.645/08, o projeto reforça a importância do ensino da história africana na BNCC. Alunos realizaram pesquisas interdisciplinares sobre temas como desigualdades raciais, racismo institucional e diversidade religiosa.
A diretora da escola, Maria Jeane Augusta, destaca que o projeto tem impacto positivo, proporcionando mudanças nas percepções dos alunos em relação ao tema do racismo. "Eles começam a se posicionar de uma outra forma e a ter um olhar diferenciado para a questão da diversidade", ressalta.
Durante o ano letivo, os estudantes foram incentivados a realizar pesquisas interdisciplinares, abordando temas como a contribuição dos povos africanos e afro-brasileiros para a construção do Brasil, desigualdades raciais, racismo institucional, e diversidade religiosa.
Para encerrar as atividades do ano e apresentar os resultados das pesquisas, a escola promoveu um festival multicultural no dia 22 de novembro. Os alunos apresentaram traços da cultura afro-brasileira por meio de diversas formas de expressão artística, incluindo danças e teatro.