A chuva de meteoros Gemínidas acontece uma vez por ano na Terra, e nesse ano, atingirá o seu auge variando entre a noite de quinta-feira (14) para sexta-feira (15) e a noite entre quarta-feira (13) e quinta-feira (14). Baseando-se em observações anuais, a International Meteor Organization (IMO) aponta que o pico ocorre com maior frequência nas noites de 14 a 15 de dezembro.
A observação é recomendada desde a noite de quarta-feira até a madrugada de sexta-feira, aproveitando a ausência da Lua após o pico. Sugere-se fugir da poluição luminosa, escolher locais elevados e diversificar a observação no céu.
A chuva de meteoros Geminídeos, anual e originada na nuvem de detritos do asteroide 3200 Phaethon, pode apresentar até 150 meteoros por hora. O fenômeno envolve meteoros cruzando a atmosfera a velocidades notáveis, criando a ilusão de uma chuva de estrelas cadentes.
A última grande chuva de meteoros do ano poderá ser vista em todo o país, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, conforme análise da astrofísica Eliade Lima, publicada pelo g1.