22°C 30°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Hidrolândia é uma amostra dos municípios cearenses sobre o comportamento de partidos como; PT, PSB, PL e PDT nas eleições de 2024

Confira a coluna do jornalista Reginaldo Silva

17/02/2024 às 12h54 Atualizada em 14/04/2024 às 23h12
Por: Reginaldo Silva
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A plateia do evento no Marina Park Hotel, por ocasião da filiação do senador Cid Gomes e da ex-governadora Izolda Cela ao PSB, estava repleta de prefeitos do interior do estado. A grande maioria pertencia aos quadros do PDT, a exemplo da prefeita Iris Martins de Hidrolândia.

Hidrolândia fica a 251km de Fortaleza e tem um população de aproximadamente 18 mil habitantes. O município é uma amostra sobre o comportamento partidário do que se desenha no interior do estado.

O PT lançou nesta quinta-feira o nome do médico José Ivan Mororó para concorrer a prefeitura local. O anúncio foi feito pelo deputado federal José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara Federal, a quem foi dado a missão de expandir o PT pelo interior do estado, com dois objetivos; preparar as bases para reeleição de Lula em 2026 e pavimentar o terreno para sua candidatura ao Senado. A filiação de Zé Ivan, foi abonada pelo presidente da sigla, Antonio Filho, o Conin e pelo deputado estadual, Nizo Costa.

Do outro lado da oposição, surge a candidatura de Felipe Motos, empresário do município, que conta com o apoio do ex-prefeito de Ipu, Sérgio Rufino, além dos deputados, Cláudio Pinho e Júnior Mano. A dúvida é se Felipe Motos concorreria pelo PL ou pelo PDT, a questão ainda está em discussão pelas lideranças locais.

Já a situação do município, comandada pela prefeita Iris Martins, atualmente filiada ao PSB, ainda não anunciou oficialmente um nome para sucedê-la, já que não pode concorrer, devido já estar em seu segundo mandato. Iris tem o apoio do deputado federal Mauro Filho e do deputado estadual Jeová Mota, ambos pedetistas e seguidores da liderança do senador Cid Gomes.

Iris é uma prefeita bem avaliada pela população por seu carisma pessoal e pelo trabalho realizado no município, à sua missão é indicar um nome que possa representar o projeto de continuação para os hidrolandenses. Nos bastidores da política local, surge o nome do secretário municipal, Luan Xavier, como um possível nome da situação, mas, ainda não foi oficializado pela atual gestora.

Citamos o quadro partidária de Hidrolândia como amostra do cenário político-partidário do interior do estado, em que as lideranças dos parlamentares em nível estadual e federal irão defender seu território, de olho nas eleições futuras, daí, a dificuldade de aglutinar todas as lideranças partidárias em uma única agremiação. Essa foi a tese defendida por Guimarães quando citou que o grupo de Cid causaria transtornos, caso todos se filiassem ao PT naquele momento, projetando esse conflito de interesses em vários municípios cearenses.

Em Hidrolândia, mesmo PT e PSB sendo aliados em nível estadual, os interesses locais falam mais alto e, seguem caminhos diferentes. Já os blocos do PL e PDT, seguem caminhos contrários e tentam se fortalecer na oposição em nível local, já que não se alinham também em nível estadual com as forças governistas.

Partidos e lideranças devidamente acomodados, agora é hora de olhar para frente, águas passadas, não movem moinhos e salvem-se quem puder.

Hidrolândia - CE
Sobre o município
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade