"Oppenheimer", do diretor Christopher Nolan, venceu o prêmio de melhor filme no Oscar 2024. A consagração na principal categoria da cerimônia, neste domingo (10), confirmou o favoritismo da cinebiografia sobre o físico teórico norte-americano Julius Robert Oppenheimer, criador da bomba atômica.
A carreira de "Oppenheimer" na temporada de premiações vinha apontando o trabalho de Nolan como grande candidato à estatueta, após vitórias em eventos como Globo de Ouro, Bafta (o "Oscar britânico"), Critics Choice e PGA Awards, do Sindicato de Produtores.
O longa do diretor inglês, conhecido por hits como "Batman: O Cavaleiro das Trevas" (2008) e "A Origem" (2010), terminou 2023 com a terceira maior arrecadação do ano (US$ 960 milhões).
A bilheteria quase bilionária pode ser explicada pelo fenômeno que ficou conhecido como "Barbenheimer", já que o filme foi lançado nos cinemas no mesmo dia de "Barbie", que liderou o top 10 de maiores cifras de 2023, com US$ 1,446 bilhão.
Incontáveis memes viralizaram nas redes sociais apontando contrastes entre as produções, levando muita gente a encarar uma sessão dupla na telona.