O pagamento do Vale Gás ou Auxílio Gás para este mês de abril começa nesta quarta-feira (17). Quem ainda não se inscreveu para receber o benefício precisa ficar atento para saber como participar do programa. O valor do Vale Gás deve servir para comprar um botijão de gás de 13 kg. Atualmente, mais de 5,5 milhões de famílias recebem, a cada dois meses, 100% do valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos. Em abril, o valor será de R$ 102.
Os pagamentos são realizados de acordo com o final do NIS do beneficiário e seguem o calendário de pagamento do Programa Bolsa Família. As famílias beneficiárias poderão consultar as informações das parcelas nos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem ou pelo telefone 111.
Como funciona o Vale Gás
O pagamento do Vale Gás acontece na mesma data do Bolsa Família. Mas, um programa não tem relação direta com o outro. Ou seja, receber o Bolsa não dá direito automaticamente ao Auxílio Gás. Tanto que o número de famílias que recebem o auxílio para comprar o botijão é bem menor do que o número de beneficiados com o Bolsa Família.
O Vale Gás nacional é pago pelo Governo Federal para famílias em situação de vulnerabilidade. Foi criado em 2021 para mitigar o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias, na época que o preço do botijão ultrapassava R$ 120 em várias cidades do Brasil.
Inicialmente, o Governo Federal distribuía o equivalente a 50% da média de preço nacional para esse produto. Mas, a partir do fim de 2022, e depois com o atual Governo, o benefício passou a ser de 100% da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos.
O que é preciso fazer para receber o Vale Gás
A cada dois meses, o Governo Federal paga o Vale Gás junto com o Bolsa Família. Não há um cadastro específico para receber o benefício, mas é preciso seguir um conjunto de critérios. Veja quais são:
Bolsa Família e Vale Gás: como se inscrever no CadÚnico
Para se inscrever no Cadastro Único, é bastante simples. Basta acessar online o App Meu CadÚnico. Depois de feita a inscrição online, compareça até o CRAS mais próximo de onde você, levando documento de identificação de todos os membros da família. Lá, você responderá a pesquisa socioeconômica para determinar a sua renda e de sua família. Por fim, é só aguardar a aprovação.