23°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Bolsonaro deverá ser indiciado pela PF em dois inquéritos; confira

Primeiro se refere à venda ilegal das joias da Arábia Saudita e o segundo trata da fraude dos cartões de vacinação contra Covid-19.

04/06/2024 às 15h02
Por: Raflézia Sousa Fonte: O POVO
Compartilhe:
Valter Campanato/Agência Brasil
Valter Campanato/Agência Brasil

Ao longo desta semana ou até no máximo a semana que vem, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá ser indiciado em dois inquéritos em conclusão na Polícia Federal. O primeiro se refere à venda ilegal das joias da Arábia Saudita e o segundo trata da fraude dos cartões de vacinação contra Covid-19.

O caso de fraude nas vacinas chegou a ter um primeiro inquérito de conclusão neste ano, no qual além de Bolsonaro, outras 15 pessoas foram indiciadas. Apesar das expectativas de uma denúncia pela Procuradoria Geral da República, o PGR, Paulo Gonet, pediu um maior aprofundamento das acusações ao Supremo Tribunal Federal. Os resultados serão apresentados nesta semana.

Já em relação às jóias, a alegação era de que faltavam dados a serem conseguidos por meio da cooperação internacional firmada com os Estados Unidos, país onde as peças foram comercializadas.

Ambos os relatórios deverão ser encaminhados à PGR com pedidos de indiciamento, segundo informações do blog do jornalista Lauro Jardim no O Globo. O intuito é que os desdobramentos não ultrapassem para o mês de agosto, para que não haja acusações de tentativas de influência no pleito municipal.

Além destas, Bolsonaro é alvo de outras investigações da Polícia Federal. Dentre eles, há a suposta tentativa de golpe de Estado em 2022, cujos novos desdobramentos devem sair no mês de julho.

A expectativa é alta para os resultados deste inquérito, tanto por parte da população em geral quanto da defesa de Bolsonaro, que teme uma possível prisão apenas em relação a esse caso.A demora se deve a novos elementos — vídeos, imagens e falas —, que surgiram e levaram a uma ampliação da investigação, com relatório final esperado inicialmente para o fim do ano passado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade