21°C 33°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Para ter o coração como o de Jesus, não podemos permitir que o mal cresça

Confira a coluna do padre Reginaldo Manzotti

06/06/2024 às 06h40
Por: Thiago Rodrigues
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

Filhos e filhas,

Nesta sexta-feira, dia 7 de junho, celebramos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. E no sábado seguinte, teremos a Festa do Imaculado Coração de Maria. Na linguagem bíblica, o coração não simboliza apenas o aspecto afetivo, mas representa a totalidade da pessoa, incluindo sua inteligência, consciência, memória e escolhas.

Do lado aberto de Jesus, transpassado pela lança, saiu água e sangue. Desse manancial de graças, que é o Sagrado Coração de Jesus, um rio de misericórdia desce sobre o nosso coração ferido, endurecido e indiferente ao apelo e ao amor de Deus. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus nos ajuda a experimentar esse amor e depois testemunhá-lo. O amor leva nosso coração a bater no mesmo ritmo, pulsar na mesma frequência desse Sagrado Coração.

O coração de Maria era um lugar de encontro com Deus. No seu íntimo ela guardava e meditava todas as coisas que a poderiam afligir e confiava no seu Senhor (cf. Lc 2, 19 | Lc 2, 51). Por isso, este coração Imaculado é o modelo mais perfeito de coração humano. Aquele para o qual nós podemos olhar e o qual devemos imitar, para nos assemelharmos a Jesus e identificarmos também o nosso coração com o d’Ele.

Não sei se é uma linguagem poética ou se tem algum fundo científico, mas ouvi dizer que quando nos aproximamos de alguém que amamos e esse amor é recíproco, o coração dispara para depois acalmar-se e ambos batem na mesma frequência.

Como disse, não sei se é uma linguagem poética, mas não foi por acaso que, quando Maria chegou à casa de Isabel, a criança pulou de alegria no seu ventre (Lc 1,44). Também quando o discípulo amado reclinou sua cabeça no peito do Mestre, seu coração pulsou na mesma frequência que o Dele (cf. 13,23).

Então, quando chegarmos à presença de Jesus, deixemos nosso coração acelerar de alegria e quando se acalmar, pulsar no mesmo ritmo do coração de Jesus. Esta é a espiritualidade de quem quer viver a jaculatória lindíssima:

“Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.”

Espiritualidade que nos leva a encontrar o verdadeiro sentido de ser, que significa permanecer afastado das perversões e das impurezas.

Para ter o coração como o de Jesus, não podemos permitir que a semente do mal, do joio, cresça e tome conta da nossa vontade. Temos que erradicar, tirar, cortar o mal pela raiz.

Se queremos ter o coração semelhante ao de Jesus, não podemos ter as mãos sujas pelas negociatas, sujas por tocar onde não devia, suja porque fomos coniventes com as injustiças, sujas porque cruzamos os braços quando alguém precisou. Mãos sujas porque faltamos com o respeito, pelo desacato, pela omissão.

Para nos ajudar a ter um coração semelhante ao de Jesus e Maria, sugiro esta oração:

Ó Jesus, no seu Sagrado Coração e no Coração Imaculado de Maria, confio as minhas intenções:

(Coloque a sua intenção agora)

Sagrado Coração de Jesus, fonte de todo o bem e de todas as graças, onde procurarei a não ser no tesouro que contém todas as riquezas de Vossa clemência e bondade? Onde baterei, a não ser à porta do Vosso Coração, pelo qual o próprio Pai vem a nós, e nós vamos a Ele?

A Vós pois, Sagrado Coração de Jesus, recorremos. Em Vós, Sagrado Coração de Jesus, encontro consolação quando aflito, proteção quando perseguido, força quando oprimido de tristeza. No Teu Coração Jesus, encontro luz, quando envolto nas trevas da dúvida.

Ó Maria, Vós que tendes um Coração suave e humilde lembrai-Vos de nós quando cairmos no pecado. Concedei que, por meio de Vosso Imaculado e Materno Coração, sejamos curados de toda doença espiritual.

Doce Coração de Jesus, sede o meu amor.

Doce Coração de Maria, sede a minha salvação.

Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria.

Sagrado Coração de Jesus, Imaculado Coração de Maria, eu tenho confiança em Vós e por isso, neste momento, repito o meu pedido:

(Diga novamente sua intenção)

Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em Vós.

Sagrado Coração de Jesus, creio em Vosso amor para comigo.

Sagrado Coração de Jesus, coloque em nosso coração os sentimentos que tiveste: amor, paz, perdão e obediência ao Eterno Pai.

Imaculado Coração de Maria, fazei que possamos sempre contemplar a bondade de Vosso Materno Coração e nos convertamos por meio do Vosso Coração.

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso.

Doce Coração de Maria, sede a minha salvação!

Amém.

Deus abençoe,

Padre Reginaldo Manzotti

Padre Reginaldo Manzotti
Sobre o blog/coluna
Padre Reginaldo Manzotti é sacerdote, escritor, músico, compositor, cantor, apresentador de rádio e TV e presidente da Associação Evangelizar é Preciso.
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade