21°C 33°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Santa Quitéria realiza 3ª Mostra Intermunicipal de Foguetes e reúne 22 escolas de diversas cidades

Os estudantes mostraram domínio sobre o assunto e confiança sobre o resultado da competição, com os objetos percorrendo mais de 200 metros

09/06/2024 às 16h02 Atualizada em 10/06/2024 às 16h15
Por: Raflézia Sousa
Compartilhe:
Júlio Gaúcho/AVSQ
Júlio Gaúcho/AVSQ

A 3ª Mostra Intermunicipal de Foguetes aconteceu na manhã deste sábado (08/06) em Santa Quitéria, no antigo campo de aviação (bairro Flores). O evento, que busca promover o interesse pela ciência e tecnologia, foi realizado pela EM Soluções Tecnológicas e Escola Lúcia Andrade em parceria com a Secretaria de Educação e reuniu, ao total, 22 escolas que também vieram de outras cidades, como Reriutaba, Monsenhor Tabosa, Graça, Varjota, Massapê e Senador Sá.

Idealizadora da mostra, a professora Ana Eliza Mesquita explicou sobre a participação dos estudantes dos níveis fundamental II e médio, que os trabalhos levados para este momento são os vencedores da etapa realizada em cada escola e estando aptos a concorrerem competições maiores. “Os melhores lançamentos vão para a plataforma e esses concorrem para nível nacional. A gente ainda tem possibilidade, de que, um desses alunos possam ir pro Rio de Janeiro representar o seu município lá”, afirma.

O lançamento de foguetes feitos de garrafa pet faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). A professora Aurismênia Chaves detalha: “aqui é onde os alunos colocam em prática seus conhecimentos de matemática, física, química e ciências. São eles que confeccionam os foguetes, que montam as balas e tudo isso com material reciclável”. 

Júlio Gaúcho/AVSQ

Ana Luisa é uma das estudantes que está participando da competição, e conta que dentro dos foguetes contém água para bombear. “Nós precisamos bombear bastante, pegar a corda, puxar e deixar voar”. Ítalo Rian, que já está participando pelo terceiro ano seguido, conta que esse é um trabalho demorado, dessa vez, levou dois meses para a finalização dos projetos.

Os estudantes presentes mostraram domínio sobre o assunto e confiança sobre o resultado da competição, com os objetos percorrendo mais de 200 metros de distância. A organização foi realizada em equipes e contou com o auxílio de professores das escolas responsáveis.

Publicidade
Publicidade
Publicidade