23°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Santa Quitéria tem 492 pessoas com diagnóstico de autismo; profissionais afirmam que a quantidade difere da realidade

Essa é primeira vez que se tem dados oficiais divulgados sobre o autismo a nível de Brasil

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa
29/05/2025 às 11h05
Santa Quitéria tem 492 pessoas com diagnóstico de autismo; profissionais afirmam que a quantidade difere da realidade
Reprodução

O município de Santa Quitéria tem um total de 492 pessoas diagnosticadas com autismo, segundo dados do ano de 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (23). Dentre esses, os homens são mais acometidos pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo 346 e mulheres apenas 146. A maioria tem de cinco a nove anos de idade e 41 idosos também estão presentes na lista.

Essa é primeira vez que se tem dados oficiais divulgados sobre o autismo a nível de Brasil, no entanto, especialistas que conhecem a realidade atípica do município apontam que o número diverge da realidade atual. Dados da Casa Amiga da Criança de Santa Quitéria apontam que em maio de 2024 existia praticamente o dobro de pacientes com TEA, sendo 827. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Nessa pesquisa realizada pelo IBGE, as próprias pessoas declararam a si mesmas e a seus dependentes com autismo. Segundo a psicopedagoga Aline Martins, ainda é um tabu para muitas pessoas dizer que tem o diagnóstico. A fisioterapeuta e ex-coordenadora da Casa Amiga da Criança, Gabriela Fontenele, afirma que “é importante lembrar que essa pesquisa do IBGE é um auto-relato, então o número com toda certeza é bem inferior ao que de fato nos mostra a realidade”.

Gabriela também relata que os números são extremamente necessários porque são eles que mapeiam as estratégias, para saber do que e quais profissionais a população está precisando.

Ainda de acordo com o censo, o Ceará é o terceiro estado do país com o maior percentual de pessoas autistas, sendo 1,4% da população, equivalente a 126,5 mil pessoas. A nível de Brasil, a pesquisa registrou que 2,4 milhões de indivíduos possuem TEA