20°C 33°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Indústria Cedan Rações chega a Varjota: Obras do galpão já iniciadas e expectativa para compra de milho de toda a região

Inicialmente, os planos são empregar entre 100 e 150 funcionários e 300 em até cinco anos

20/06/2024 às 07h04
Por: Raflézia Sousa
Compartilhe:
Thiago Rodrigues/AVSQ
Thiago Rodrigues/AVSQ

Uma fábrica de rações para animais está se instalando no município de Varjota, com previsão para que tudo esteja pronto e inicie as suas operações dentro de um ano e meio. O intuito da Cedan Rações do Ceará é trazer desenvolvimento, fortalecer a compra de insumos de produtores da região incluindo Santa Quitéria, gerar empregos e exportar ração para diversos países.

Inicialmente, os planos são empregar entre 100 e 150 funcionários e 300 em até cinco anos. O anúncio aconteceu em um evento realizado pela Prefeitura na noite desta terça-feira (18/6), no Centreventos, onde estiveram presentes a sociedade civil, comerciantes, imprensa, políticos locais e entidades como Sebrae, CDL e Câmara Municipal, debatendo os impactos sociais e econômicos que o empreendimento trará.

As obras do galpão já foram iniciadas, no bairro Empréstimos, com altura de 18 metros e projeto totalmente customizado para comportar o maquinário que fabricará as rações. O investimento em Varjota vai passar de R$ 25 a R$ 28 milhões, segundo o empresário João Daniel. Ele explica que para a produção das rações, será necessário a compra de milho, trigo, soja e feijão de produtores da região.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por A Voz de Santa Quitéria (@avozdesantaquiteria)

Haverá vagas para jovens aprendizes e estudantes universitários e profissões voltadas a área, como biólogo, zootecnista, veterinário e funcionários para o trabalho com as máquinas, dos quais não será exigida formação. A escolha pelo município se deu pelo local estratégico para a sua expansão, bem como a abundância em água - produto essencial, através do açude Araras.

O prefeito Elmo Monte, conta que nos próximos anos, a Cedan irá consumir bastante milho, o que irá impactar na agricultura familiar, gerando empregos diretos, indiretos e aquecendo a economia local. “Toda a região que tiver milho vai ter onde vender”, afirma o gestor.

Os produtos "made in Varjota" contarão com três idiomas em suas embalagens e as rações lá produzidas serão exportadas para os países: Equador, Paraguai, Argentina, Venezuela, Suriname e as duas Guianas; e a nível nacional, também para os estados do Piauí, Maranhão, Manaus e Roraima. 

Varjota - CE
Sobre o município
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade