
Na última terça-feira (18/06), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú definiu as vazões (quantidade de água que é liberada das comportas) que serão operadas nos reservatórios do Vale do Acaraú durante o segundo semestre de 2024. O açude Edson Queiroz (Serrote), que abastece a cidade de Santa Quitéria, como também o açude Paulo Sarasate (Araras) fazem parte das reservas que serão modificadas.
Com a quadra chuvosa acima da média, que inclusive levou a atingir sua capacidade máxima depois de 13 anos, o açude Serrote, no presente momento, se encontra com volume de 98,10% (mais de 249 milhões de metros cúbicos) e liberando 280 litros por segundo, 24 horas por dia. Ele sairá desta vazão e quadruplicará para 1150 l/s.
Já o Araras, que é o quarto maior reservatório do Ceará, no município de Varjota, também terá a vazão ampliada durante o período, saindo de 1.367l/s para 4.300l/s.
A alocação de água é responsável por perenizar o rio Acaraú e atender as demandas de abastecimento humano, indústria, irrigação e outros. "Esse rio cruza diversas localidades de Santa Quitéria, como Logradouro e Malhada Grande, e vai até o município de Groaíras, onde se encontra com o rio Acaraú. O trecho corresponde a mais de 70 km", explica Hiago Siqueira, coordenador do Núcleo de Operação da COGERH.