As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos concursos” estão sendo realizadas neste domingo, 18, em mais de 3.600 locais de aplicação em todo o país. Ao todo, 2,1 milhões de candidatos concorrem a 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal através do pleito.
O exame acontece nos turnos da manhã e da tarde, onde serão aplicadas questões e um teste específico para os diferentes blocos do certame. Os concorrentes de nível superior (blocos 1 a 7), deverão responder a 20 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais pela manhã e 50 à tarde, além de uma pergunta dissertativa de conhecimento específico.
Já os concorrentes ao último bloco, referente ao ensino técnico e médio, serão submetidos também a 20 questões objetivas durante a manhã, além de uma redação. As mudanças vêm apenas no turno da tarde, onde estes deverão responder a 40 questões de múltipla escolha, dez a menos que os demais candidatos.
Os participantes do CNU devem ficar atentos aos horários de abertura e fechamento dos portões. Pela manhã, os locais de prova abriram às 7h30min da manhã, e foram fechados uma hora depois, às 8h30min. O exame teve início às 9 horas e será encerrado às 11h30min.
Para os exames da tarde, os portões serão abertos às 13 horas, com fechamento também uma hora depois, às 14 horas. A prova terá início às 14h30min e fim às 17h30min. Em ambos os turnos, o concorrente deverá permanecer pelo menos duas horas dentro da sala de aplicação da prova, independentemente do bloco ao qual pertence.
Diversos políticos e autoridades públicas acompanham a aplicação do CNU durante este domingo. Entre elas está o presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva, que visitará a sala de situação da Dataprev, onde é feito o trabalho de monitoramento para tratamento de incidentes e respostas do chamado Enem dos Concursos, conforme nota divulgada pelo Governo Federal.
A visita deve ocorrer por volta das 11 horas, e contará também com a presença da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e de vários outros titulares de pastas da Esplanada dos Ministérios.