Está sendo construída no município de São Miguel Arcanjo uma estátua de 70 metros da figura religiosa que dá nome à cidade – a obra disputa o título de maior do mundo, no campo da religiosidade cristã, com uma outra obra de 70 metros, representando Jesus Cristo, também sendo construída atualmente no estado de Alagoas.
A cidade de São Miguel Arcanjo fica a 180 quilômetros da capital paulista e deverá ter a inauguração da obra em 2026. Já em Alagoas, a estátua que está em construção fica no município de Pilar, a 34 quilômetros da capital Maceió.
A nova estátua do santo, no interior paulista, integra o futuro complexo religioso a ser instalado na região, chamado de Gruta do Arcanjo, compreendendo um terreno de 30 mil metros quadrados. A intenção é alavancar o turismo religioso.
Atualmente, o maior monumento católico do mundo é o de Santa Rita de Cássia, localizado no estado do Rio Grande do Norte, com 56 metros de altura.
A cidade de Pilar, em Alagoas, vai receber uma estátua de Jesus Cristo que pode se tornar a maior do mundo a representar a figura do messias. O monumento terá 70 metros de altura, que equivale a um prédio de 23 andares, ultrapassando, por exemplo, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Hoje em dia, a maior estátua de Cristo está localizada na Polônia, com um total de 52 metros. A nova estátua, ainda em construção, fica no Complexo Cultural e Religioso Dilma Canuto, na cidade alagoana.