22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Adeus aos filtros do Instagram? Meta anuncia fim da plataforma de efeitos de realidade aumentada

Empresa diz que os efeitos de sua propriedade continuarão disponíveis

27/08/2024 às 16h07 Atualizada em 27/08/2024 às 16h15
Por: Josyvânia Monteiro Fonte: Jornal O Estado
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Meta afirmou nesta terça-feira (27/8) que encerrará em 14 de janeiro de 2025 sua plataforma de criação de filtros de realidade aumentada, a Meta Spark, lançada há sete anos. O anúncio diz que efeitos produzidos pela Meta continuarão disponíveis para usuários, mas deixa incerto o destino dos populares filtros do Instagram criados pelos próprios usuários e marcas.

Criadores têm até a data anunciada pela companhia para fazer novos filtros e salvar os arquivos localmente. Depois de 14 de janeiro, não será possível fazer login na Meta Spark e os efeitos não estarão mais disponíveis em aplicativos como o Instagram, Facebook e Messenger.

O anúncio significa o fim da Meta Spark Studio, Meta Spark Players e Meta Spark Hub. Conteúdos já publicados com os efeitos não serão afetados, mas usuários que queiram continuar exibindo o conteúdo feito na Meta Spark devem abrir portfólio em outros sites, diz a empresa.

A Meta também afirmou que está priorizando produtos vistos como melhores candidatos para atender demandas futuras de usuários e parceiros comerciais.

A dona do Facebook tem deslocado energia e recursos para desenvolvimento de produtos de inteligência artificial, como o modelo de linguagem Llama-3.1, e em novas tecnologias de visualização de conteúdo. Em junho, foi reportado que a empresa estaria avaliando comprar até 5% das ações da Ray-Ban, com a qual já desenvolve uma parceria de óculos inteligentes.

Concorrentes como o TikTok continuam disponibilizando plataformas para a criação de filtros para usuários.

Publicidade
Publicidade
Publicidade