22°C 40°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Parte do teto de hospital no Ceará cai sobre enfermeiras enquanto dormiam

Conselho Regional de Enfermagem já havia identificado regularidade em descanso de enfermeiros

14/09/2024 às 16h15
Por: Josyvânia Monteiro Fonte: GCmais
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Parte do teto de umas das salas de descanso de funcionários do Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, o Frotinha de Messejana, desabou na madrugada deste sábado (14). O equipamento havia sido entregue após reforma no dia 08 de abril.

De acordo com José Quintino Neto, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Ceará (Sindisaúde), o material em gesso desabou sobre duas servidoras que estavam no local, mas sem ferimentos mais graves.

“Estivemos no último dia 06 realizando fiscalização ao lado do Conselho Regional de Enfermagem (Coren Ceará) e constatamos as péssimas condições no local de descanso dos profissionais de enfermagem”, ressaltou o representante do Sindsaúde.

O Conselho Regional de Enfermagem (Coren Ceará) realizou no dia 06 de setembro fiscalização noturna no Frotinha de Messejana, após denúncias recebidas sobre o não cumprimento da lei que trata do repouso digno da enfermagem.

Após averiguação, foi constatado o descumprimento da lei 14.602/2023. O Hospital não apresenta camas suficientes para o número de profissionais de enfermagem da unidade. Alguns profissionais de enfermagem estariam dormindo no chão ou em cadeiras. Além de camas insuficientes, o Frotinha de Messejana também não cumpriu a lei nos quesitos sánitario, climático e acústico.

Nota Prefeitura de Fortaleza

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou os reparos na sala de repouso do Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira (Frotinha de Messejana), com conclusão prevista para até 48h.

Durante a madrugada, parte do reboco desprendeu do teto. Não houve vítimas graves. As duas técnicas de enfermagem presentes na sala no momento do incidente foram prontamente atendidas pela equipe médica do hospital.

Publicidade
Publicidade
Publicidade