Dois homens foram presos nesta quinta-feira (7) suspeitos de furto de energia, após a Enel Distribuição Ceará constatar desvio irregular de energia elétrica em imóveis de luxo em municípios cearenses. Os crimes foram registrados nos municípios de Horizonte e Mombaça.
Conforme informado, técnicos da companhia faziam inspeções na rede local, quando identificaram os desvios. Os responsáveis pelas residências foram avisados do caso e encaminhados às respectivas delegacias, onde foram presos em flagrante.
No Ceará, 35 pessoas já foram presas por furto de energia neste ano. Já no ano de 2023, no Ceará, 39 pessoas foram presas por esse crime.
Furto de energia
Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica.
“As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. Também é importante pontuar que parte dessa energia furtada vai para a tarifa e acaba sendo paga pelos outros consumidores, o que pode impactar a conta daqueles que não cometem o crime”, avalia Eduardo Gomes, que é responsável de Leitura e Inspeções da Enel Ceará.