Após uma reviravolta, o deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT) será o candidato da base do Governo Estadual para presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). A confirmação foi dada pelo governador Elmano de Freitas (PT) neste sábado, 23.
Conforme o petista, o nome do seu líder do Governo unifica os partidos aliados, inclusive recebendo o endosso de Cid Gomes (PSB). O senador havia mostrado insatisfação com a escolha de Fernando Santana (PT) na última semana, fazendo com que houvesse a mudança do candidato.
"Primeiro quero registrar a grandeza e o altruísmo do companheiro Fernando Santana que identificou que havia um impasse posto que podia ter dificuldade de relacionamento dentro da nossa aliança e retirou o nome", disse Elmano. "Penso que, se na base aliada, com o próprio senador Cid, o líder do meu governo é um nome que unifica, estou muito satisfeito que o líder do meu governo vá ser o presidente da Assembleia", seguiu.
O governador afirmou ter "plena confiança nesse companheiro, Romeu Aldigueri". "Agora vamos trabalhar para construir uma chapa que possa efetivamente ter o trabalho democrático, inclusive com participação."
"Sempre defendi que a mesa diretora deva representar as forças que tem na Assembleia, então é razoável que a oposição também participe da mesa. E eu acho que é isso o que o Romeu vai buscar fazer", finalizou o chefe do Executivo estadual cearense.
Fernando foi o indicado no último fim de semana em decisão com Elmano. Após impasse e com a ameaça de rompimento de Cid por criticar mais um posto sob o comando do PT, Santana anunciou na sexta-feira, 22, a retirada de sua candidatura.