Segunda, 22 de Dezembro de 2025
23°C 28°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Saiba como declarar o veículo no IRPF

Saiba como declarar o veículo no IRPF

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
17/03/2012 às 08h42 Atualizada em 17/03/2012 às 08h42
Clique para Ampliar
Cerca de 65.795 cearenses já declararam o Imposto de Renda (IR) no Ceará. A informação é da Superintendência Regional da Receita Federal no Estado, que contabilizou as declarações enviadas até a tarde de ontem. A expectativa é que, até o fim do prazo para declarar o IR, no dia 30 de abril, sejam entregues 540 mil declarações no Ceará.
Todo ano, a declaração do IR gera muitas dúvidas nos contribuintes, que acabam deixando para preencher o formulário de última hora e cometendo erros que comprometem o processamento da declaração. Entre as dúvidas mais comuns, está a declaração de veículos, que deve ser feita por quem comprou ou vendeu algum veículo ao longo de 2011.  De acordo com o advogado tributarista Ernane Santos, um dos principais problemas que surgem na hora de declarar veículos diz respeito à venda do bem. Ele explica que, ao vender um veículo, o contribuinte precisa ficar atento para preencher o Documento Único de Transferência (DUT) já com os dados do comprador, uma vez que essa informação precisa ser colocada na declaração do IR.  "Muitas vezes, as pessoas vão trocar de carro e deixam o veículo na loja, assinam o DUT e não sabem quem foi o comprador. Para não ter dúvidas na hora de fazer o IR, a orientação é que o vendedor já deixe o DUT preenchido com os dados da loja como comprador", afirma.
Como declarar >>  Para declarar veículos, o contribuinte deve acessar a ficha "Bens e Direitos" do formulário e escolher o código "21 - Veículo automotor terrestre". No campo "Discriminação", é preciso informar marca, modelo, ano de fabricação, placa ou registro, data e forma de aquisição do veículo. Se ele tiver sido comprado em 2011, é preciso deixar em branco o campo "Situação em 31/12/2010" e preencher somente o campo relativo a 2011. Do contrário, o contribuinte deverá repetir a informação declarada no ano anterior.  "A Receita Federal não está preocupada com desvalorização do veículo, mas no que você pode obter em relação ao ganho de capital com ele em caso de compra ou venda", explica o diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil, Welinton Mota.
 
Diário do Nordeste