22°C 30°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Mulher contrai raiva humana após ser mordida por sagui no Ceará

Vítima só começou a sentir os sintomas dois meses depois do ataque.

Rita de Cássia
Por: Rita de Cássia Fonte: G1 Ceará
05/02/2025 às 08h35
Mulher contrai raiva humana após ser mordida por sagui no Ceará
Foto: iNaturalist/Jonas Konicek

Uma mulher de 58 anos foi diagnosticada, na semana passada, com raiva humana após sofrer mordida de um macaco sagui na cidade de Jucás, no interior do Ceará.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a paciente foi mordida pelo animal em novembro do ano passado; em 27 de janeiro deste ano ela buscou atendimento em um hospital do município, com náuseas, dificuldade de engolir e de falar e hidrofobia (aversão à água).

Continua após a publicidade
Anúncio

Por apresentar sintomas característicos da doença, a vítima foi encaminhada ao Hospital São José, em Fortaleza, onde passou por uma análise realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública e confirmada pelo Instituto Pasteur, em São Paulo, dando o diagnóstico de raiva humana. A mulher permanece hospitalizada.

Após o ocorrido, a Sesa realizou inquérito epidemiológico e busca ativa de animais silvestres na região de Jucás. A equipe também intensificou ações de educação em saúde para profissionais da assistência e Agentes de Combate às Endemias.

“Estivemos presencialmente e também realizamos uma webconferência sobre as profilaxias [medidas para amenizar os efeitos da doença] pré e pós-exposição. Estamos trabalhando de forma integrada com a imunização e o controle animal”, disse a articuladora do Grupo Técnico de Zoonoses da Sesa, Kellyn Cavalcante.