O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), pode estar de malas prontas para o PP, partido que se tornou um destino viável devido à possibilidade de criação de uma Federação junto ao União Brasil. As tratativas, em nível nacional, se confirmadas, iriam fundir as duas siglas, que vão se reunir nesta terça-feira (18), em Brasília, para tratar sobre o assunto. No PP, RC teria caminho para se candidatar ao Governo do Ceará. Na composição atual, a legenda está na base do governador Elmano de Freitas (PT).
Federado ao União Brasil, no entanto, os dois partidos precisariam tomar decisões conjuntas nas eleições.
No grupo governista, o PP é comandado no estado atualmente pelo deputado federal AJ Albuquerque, presidente do partido a nível estadual, e por seu pai, secretário das Cidades do Governo do Ceará e ex-presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque. Conforme apurado pelo OPINIÃO CE, RC disputaria a presidência do PP no Estado.
A saída de RC do PDT é esperada, uma vez que ele se posiciona como oposicionista ao governador. No Estado, o PDT está em um momento de reaproximação ao grupo governista. No Ceará, a oposição se movimenta para lançar nomes aos cargos para o Governo e para o Senado. O União Brasil, liderado pelo ex-deputado federal Capitão Wagner, tem interesse em unir o grupo oposicionista. RC também já comentou sobre o interesse. Cafés da manhã já foram realizados na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) unindo os nomes da oposição. Além dos dois grupos políticos, o PL é o outro partido que poderia estar unido em uma chapa conjunta.