O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) denunciou dois homens suspeitos de integrar uma facção criminosa que atuava no bairro Grajirú, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A denúncia, apresentada na terça-feira (10), foi feita pela 11ª Promotoria de Justiça de Caucaia e envolve os acusados, Carlos Daniel dos Santos, conhecido como “Niel”, e Lucas Lourenço da Silva, o “Lukinhas”.
De acordo com o MP, os dois são investigados por extorquir comerciantes locais e expulsar moradores de suas residências, com o objetivo de obter vantagens indevidas e ampliar o domínio territorial da organização criminosa. As vítimas teriam sido ameaçadas entre fevereiro e abril de 2025, inclusive por meio de ligações e aplicativos de mensagens, em que os suspeitos alegavam fazer parte de uma facção atuante na região.
Com receio de vinganças, donos de estabelecimentos chegaram a realizar pagamentos que variavam entre R$ 100 e R$ 600. Já os moradores coagidos abandonaram seus imóveis, que, segundo a Promotoria, seriam utilizados pela facção para atividades ilícitas.
A denúncia do MPCE também requer que os acusados sejam obrigados a ressarcir os prejuízos causados às vítimas por meio da devolução dos valores extorquidos.
Carlos Daniel foi preso pela Polícia Militar no dia 29 de abril e teve a prisão preventiva mantida pela Justiça. Já Lucas Lourenço, que se encontra detido por outros crimes, pode ter nova prisão preventiva decretada, conforme solicitado pelo Ministério Público.
O MP também pediu a quebra do sigilo telefônico dos denunciados, com o objetivo de aprofundar as investigações e identificar outros possíveis envolvidos. A denúncia agora será analisada pelo Poder Judiciário.