22°C 35°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Dois homens são presos por furto de energia e receptação de cabos durante operação em Fortaleza

Dono de estabelecimento foi flagrado com materiais roubados e ligação clandestina de energia; fiscalização integra força-tarefa contra crimes em ferros-velhos

Rita de Cássia
Por: Rita de Cássia Fonte: GC Mais
19/06/2025 às 10h01
Dois homens são presos por furto de energia e receptação de cabos durante operação em Fortaleza
Foto: Reprodução

Dois homens foram presos em flagrante, nesta quarta-feira (18), por furto de energia elétria e receptação de materiais da rede elétrica durante uma operação conjunta realizada pela Enel Distribuição Ceará e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no bairro Padre Andrade, em Fortaleza. A fiscalização faz parte de uma megaoperação que tem como alvo sucatas e estabelecimentos de reciclagem suspeitos de atuar como receptadores de materiais furtados.

Durante a inspeção, técnicos da Enel identificaram ligações clandestinas de energia na sucata, caracterizando furto. Além disso, foram encontrados cerca de 4,5 kg de cabos de cobre, possivelmente oriundos de ações criminosas, além de equipamentos de proteção individual (EPI’s). Os suspeitos foram levados à delegacia, onde foram lavrados Autos de Prisão em Flagrante (APF). O caso está sob investigação.

A operação reforça os esforços das autoridades no combate ao furto de cabos elétricos, crime que causa impactos severos no fornecimento de energia em todo o estado. Somente entre janeiro e abril deste ano, mais de 76 km de cabos foram furtados no Ceará, provocando prejuízos que afetaram meio milhão de unidades consumidoras. Em 2024, foram 320 km de cabos subtraídos, com consequências que atingiram hospitais, escolas, comércios, indústrias e residências.

O furto de cabos e de energia, além de configurar crime com penas que variam de um a oito anos de reclusão, representa grave risco à segurança da população. Intervenções clandestinas na rede podem provocar acidentes fatais, tanto para os criminosos quanto para quem vive próximo aos locais afetados. Equipamentos essenciais, como transformadores e postes, também costumam ser danificados durante as ações criminosas, o que agrava o tempo e a complexidade dos reparos.

De janeiro a abril deste ano, a Enel já realizou mais de 46 mil fiscalizações técnicas, identificando mais de 11 mil casos de furto de energia. No mesmo período, foram realizadas 180 operações especiais em parceria com a SSPDS, resultando em 48 prisões em flagrante.