Um skatista adolescente identificado como Marco Felipe Mendes de Sousa, o "Felipe Maracajá", de 15 anos, foi morto a tiros após ser interrogado por criminosos no Bairro Vicente Pizón, em Fortaleza, nesta segunda-feira (30). Um homem foi preso.
Um vídeo que circula nas redes sociais registrou o momento que o rapaz foi rendido por um grupo e teve o celular tomado. Ao olhar o aparelho, os criminosos alegaram que o adolescente participava de um grupo no WhatsApp de uma facção rival. O jovem foi perseguido e executado em um beco da região.
Segundo Marcos Henrique, pai do adolescente, o filho não tinha envolvimento com criminosos, era estudante e participava de campeonatos de skate, tento competido até fora do estado.
A Federação Piauiense de Skateboard divulgou uma nota de pesar morte de Marco Felipe, que participou da seletiva Nordestina CBSk 202, em Teresina, chegando a subir ao pódio.
"Hoje, Felipe se soma às estatísticas cruéis de um país que falha com sua juventude. Em menos de seis meses, é o segundo jovem skatista assassinado no Ceará. Nas comunidades, onde o Estado não chega, os jovens vivem entre a opressão das forças de segurança e a ameaça das facções. Mesmo sem envolvimento, o risco é diário. Basta morar no 'lugar errado'. O skate salva. O skate transforma. Mas não basta", diz um trecho da nota.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, um homem de 24 anos foi preso por suspeita de envolvimento no assassinato do adolescente.
O suspeito foi encaminhado ao 1° Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa, que investiga o caso.