Um adolescente de 16 anos, morador do bairro Aerolândia, em Fortaleza (CE), foi internado provisoriamente na última quarta-feira (2) por decisão judicial, após ser alvo de uma operação conjunta das polícias civis do Ceará e de Pernambuco. O jovem é investigado por crimes virtuais, estupro de vulnerável e por planejar o assassinato dos pais de uma adolescente de 13 anos residente em Arcoverde, no Sertão pernambucano.
A ação, batizada de Operação Códice, teve caráter preventivo e foi coordenada pela 156ª Delegacia de Arcoverde em parceria com a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) de Fortaleza. Equipes da polícia pernambucana se deslocaram até a capital cearense para cumprir o mandado de internação provisória do menor, expedido pela Justiça.
Segundo as investigações, o adolescente cearense mantinha contato virtual com a menina há semanas. Durante as conversas, ele a convenceu a enviar imagens íntimas e passou a influenciá-la com planos de fuga e até de homicídio contra a mãe e o padrasto da garota. O conteúdo das mensagens trocadas entre os dois, acessado no celular do investigado, foi considerado de extrema gravidade pelas autoridades.
Além da apreensão do adolescente, os policiais civis do Ceará e Pernambuco apreenderam um celular do adolescente. O aparelho e o investigado foram colocados à disposição da Justiça.
O delegado titular da 156ª DP, responsável pelo caso, afirmou que o objetivo da operação foi evitar uma tragédia semelhante à que chocou o país recentemente, quando um adolescente matou os pais e o irmão em São Paulo.