O governo Lula planeja adotar um novo slogan para tentar recuperar a popularidade perdida. O mote "União e Reconstrução" será trocado por uma mensagem mais nacionalista e combativa, destacando que a gestão tem uma posição clara e vai combater privilégios e desigualdades sociais. A informações é do O Estado de S.Paulo.
A mudança está sendo liderada pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, com a aprovação direta de Lula. A nova mensagem deve enfatizar que "combater privilégios significa abrir espaço para que mais gente prospere na vida".
A comunicação do governo passará a destacar iniciativas já implementadas, como crédito para reforma de imóveis e apoio a pequenos empreendedores, com atenção especial à classe média. Os ministros teriam sido instruídos a enfatizar que a desigualdade é o principal obstáculo do Brasil.
A estratégia da gestão é combinar as ideias de trabalho, justiça social e defesa nacional e mostrar que o governo "tem lado" e que sua identidade não pode ser confundida com a do Centrão.
A mudança ocorre após o anúncio do presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, de taxar os produtos brasileiros em 50%, o que parece ter fortalecido o tom patriótico do governo, evidenciado pelo uso do boné com a frase "O Brasil é dos brasileiros" pelo presidente Lula.