22°C 35°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Demora na filiação de Roberto Cláudio ao União Brasil alimenta especulações nos campos da oposição e situação

Principal entrave seria a dificuldade de conciliar a agenda das principais lideranças nacionais envolvidas no processo

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: Ceará Notícias
13/07/2025 às 23h32
Demora na filiação de Roberto Cláudio ao União Brasil alimenta especulações nos campos da oposição e situação
Foto: Tapis Rouge

A indefinição sobre a filiação do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ao União Brasil tem gerado especulações nos campos de oposição e situação. Apesar de o movimento ser dado como certo há semanas, o ato de filiação ainda não foi formalizado, o que levanta questionamentos sobre a articulação em torno do nome de Roberto Cláudio.

De acordo com interlocutores ligados ao bloco oposicionista, o principal entrave seria a dificuldade de conciliar a agenda das principais lideranças nacionais envolvidas no processo, como o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado e o ex-ministro e ex-presidenciável Ciro Gomes. Por conta dessa dificuldade, a filiação poderia ser realizada somente em agosto.

Outro fator que estaria influenciando na postergação do anúncio oficial é a movimentação de bastidores por parte de integrantes da base aliada ao governo Elmano. Parlamentares como Fernanda Pessoa (União Brasil), Moses Rodrigues (União Brasil) e AJ Albuquerque (PP) têm demonstrado interesse em uma possível aliança da futura federação da legenda fechar com a base governista, com a possiblidade de assegurar uma das vagas ao Senado, fato que é contestado veementemente por lideranças de o posição, como Capitão Wagner.

O nome de Moses, inclusive, tem sido ventilado como possível candidato ao Senado em uma eventual composição com o grupo governista, o que tornaria a filiação de Roberto Cláudio um elemento de tensão interna.

Apesar de nenhum posicionamento oficial confirmar as informações, o adiamento da filiação ocorre em meio a outro movimento que gera impacto direto na política cearense: o ressurgimento da possibilidade de uma candidatura de Ciro Gomes ao governo do estado, patrocinada pelo grupo tucano liderado por Tasso Jereissati, em caso de filiação do ex-ministro ao PSDB.

O silêncio em torno da definição de Roberto Cláudio e o avanço das conversas em outras frentes revelam um momento de indefinição estratégica dentro da oposição. A movimentação silenciosa de Ciro e a indefinição na data de filiação de Roberto Cláudio abre espaço para especulações.