O presidente da Câmara Municipal de Indiana (SP), Nelson Henrique dos Santos (Podemos), deu uma cadeirada no ex-vereador Anderson Aparecido de Oliveira (Republicanos), dentro da casa legislativa. O episódio na segunda-feira, 18, ocorreu quando Anderson tentava transmitir a sessão.
Dois dias depois, na quarta-feira, 20, uma portaria foi publicada pelo presidente, proibindo o uso de câmeras particulares no plenário.
A agressão ao ex-vereador, conhecido como “Dezinho”, foi gravada em vídeo pela vítima, que registrou boletim de ocorrência na Delegacia da Polícia Civil.
A portaria publicada pela casa legislativa, de autoria do presidente, dispõe sobre a proibição do uso de câmeras e dispositivos de captação de som ou imagem no plenário da Câmara Municipal de Indiana, em São Paulo.
Nelson Henrique dos Santos utilizou os seguintes argumentos para fundamentar o regimento interno, conforme documento publicado no site oficial da Casa na quarta-feira, 20:
"Fica expressamente proibido o uso câmeras ou dispositivos de captação de som ou imagem de propriedade de pessoa física ou jurídicas no interior do Plenário da Câmara Municipal de Indiana-SP durante a realização de sessões legislativas, reuniões, audiências públicas e demais eventos oficiais, exceto para imprensa e demais órgãos de comunicação credenciados junto as entidades de classe", diz o documento.
O descumprimento da portaria será punido com a retirada imediata do plenário da Casa Legislativa "sem prejuízo de outras medidas legais cabíveis", informa o texto. De acordo com a norma, fica assegurado aos interessados o acesso às imagens das sessões por meio dos canais oficiais da Câmara Municipal.