Terça, 13 de Janeiro de 2026
22°C 35°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Lula sanciona lei do ‘Mais Professores’, com bolsas para estudantes de licenciatura

A nova política prevê bolsas para alunos de alto desempenho e exige ingresso na rede pública em até cinco anos após a formatura

Rita de Cássia
Por: Rita de Cássia Fonte: GC Mais
13/01/2026 às 15h00
Lula sanciona lei do ‘Mais Professores’, com bolsas para estudantes de licenciatura
Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei 15 334, que institui a Política Nacional de Indução à Docência na Educação Básica – Mais Professores para o Brasil.

O texto, publicado no Diário Oficial da União (DOU), prevê a oferta anual de bolsas para “estudantes com alto desempenho no ensino médio que se matricularem em cursos presenciais de licenciatura, com o objetivo de apoiar os estudantes a se dedicarem integralmente às atividades acadêmicas, ao estágio supervisionado obrigatório e às atividades de extensão, igualmente obrigatórias no curso”.

Continua após a publicidade
Anúncio

A lei estabelece que as bolsas serão distribuídas preferencialmente para as áreas de conhecimento nas quais for comprovada a carência de docentes nos territórios, aferida por meio de pesquisas e estudos oficiais. O bolsista deverá ingressar em uma rede pública de ensino da educação básica em até cinco anos corridos contados da conclusão do curso de licenciatura e permanecer no posto por pelo menos dois anos.