“Estou onde sempre estive”. Foi assim que o senador Cid Gomes (PDT) concluiu sua resposta quando questionado sobre uma possível reconciliação política com seu irmão, Ciro Gomes (PDT).
Durante palestra na Conferência dos Legislativos do Cariri, realizada nesta sexta-feira (22) em Crato, o senador foi questionado pela imprensa local sobre reatar a relação familiar, pessoal e política, com o irmão e também político.
“Do ponto de vista pessoal eu acho que é inapropriado tratar dessas questões por respeito aos meus irmãos e aos meus familiares. Eu jamais vou tratar questões pessoais em público. Já do ponto de vista político o que eu estou vendo hoje… nós temos no Ceará historicamente dois polos, e isso se reproduz a nível nacional. Tem um mais progressista e outro mais conservador”, afirmou Cid Gomes.
Apesar da insistência da pergunta, Cid Gomes evitou comentar sobre o aspecto pessoal da relação entre os irmãos. No entanto, ao tratar da esfera política, o senador foi enfático ao afirmar que permanece “onde sempre estive”, sinalizando estabilidade em sua postura e alinhamento político, sem indicar mudanças ou aproximações recentes com Ciro Gomes.
“Eu continuo no polo progressista, com ressalvas, com minhas opiniões, faço críticas a aliados. Faço isso no privado e, algumas vezes, faço isso publicamente, mas repito: eu estou no meu campo ideológico e convivendo com as pessoas que eu convivo desde a primeira vez que eu fui candidato majoritário, que foi em 1996 à prefeitura Sobral. Os meus aliados lá daquele tempo, são os mesmos aliados de hoje. Eu governei o Ceará por oito anos com essas pessoas. Dei apoio ao governo Camilo com essas mesmas pessoas, então eu estou tranquilo em relação a isso”. concluiu o senador.
A entrevista ocorreu em meio a um cenário político marcado por episódios de afastamento entre os irmãos, que têm atuado em campos partidários diferentes. A fala de Cid Gomes, embora discreta, reforça o posicionamento atual do senador e parece deixar fechada a porta da possibilidade de reconciliação futura na relação política entre os dois.