22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Câmara de Santa Quitéria derruba veto do prefeito em projeto sobre licenciamento ambiental e pode destravar obra parada de supermercado

Esse projeto já vem em tramitação há algum tempo e foi apresentado inicialmente pelo vereador Renato Catunda.

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa
12/09/2025 às 14h43 Atualizada em 12/09/2025 às 17h53
Câmara de Santa Quitéria derruba veto do prefeito em projeto sobre licenciamento ambiental e pode destravar obra parada de supermercado
Foto: Quitéria Ivana

A Câmara Municipal de Santa Quitéria derrubou hoje (12), por nove votos, um veto do prefeito Joel Barroso no projeto de lei nº 55/2025, que dispõe sobre a delimitação, preservação, recuperação e uso sustentável das zonas naturais e áreas de preservação permanente, regularização de obras de baixo impacto e para fins sociais e sustentáveis no município. Esse projeto já vem em tramitação há algum tempo e foi apresentado inicialmente pelo vereador Renato Catunda.

O projeto foi para votação há poucas semanas, a Câmara aprovou e foi para sanção do prefeito, o prefeito vetou alegando inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público em alguns trechos.  A presidente da Câmara, Manuela Barbosa, afirma que foram surpreendidos com essa questão. Após o projeto voltar para a Câmara, o veto do prefeito foi derrubado. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Na prática, o projeto é derivado de uma lei federal e vai regulamentar o licenciamento ambiental de empreendimentos comerciais em Santa Quitéria em áreas ambientais e suas mediações, o que deve destravar obras paradas, como a construção do Supermercado Mãe Rainha, planejado para o antigo pátio do Auto Posto São José, às margens do açude do 15. O grupo empresarial estava há pelo menos sete meses aguardando a criação de uma lei municipal que tratasse sobre essa questão e avançasse com a construção do empreendimento.

Segundo o vereador Renato Catunda, a aprovação da lei não implica em início das obras. O projeto deverá ser submetido ainda a licenciamento estadual. “A gente é leigo em relação a isso, mas eu acredito que um supermercado seja menos agressor do meio ambiente do que um posto de gasolina, um lava-jato, uma borracharia”, comentou o vereador.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por A Voz de Santa Quitéria • Reserva (@avozdesantaquiteriareserva)