O Papa Leão XIV completa 70 anos neste domingo (14), data marcada por homenagens de fiéis de diferentes partes do mundo e mensagens de líderes políticos e religiosos. No Vaticano, peregrinos se reuniram em celebrações e orações dedicadas ao pontífice, pedindo saúde e longevidade.
“Caríssimos, parece que vocês sabem que hoje eu faço 70 anos. Dou graças ao Senhor, aos meus pais; e agradeço a todos que se lembraram de mim na oração. Muito obrigado a todos! Obrigado!”
Em nome da diocese de Roma, o cardeal vigário Baldassare Reina destacou a importância do aniversário, afirmando que a Igreja se une ao Papa na “gratidão ao Pai pelo dom da vida”, além de expressar o desejo de que ele “possa continuar a semear esperança para os homens e mulheres de nosso tempo”.
O presidente da Itália, Sergio Mattarella, também enviou congratulações ao Papa, transmitindo “sinceros votos de bem-estar espiritual e pessoal” e reafirmando a parceria do Estado italiano na “alta missão apostólica” desempenhada por Leão XIV.
Já a Conferência Episcopal Italiana publicou uma mensagem oficial com “os mais fervorosos votos das Igrejas na Itália, com orações de louvor e agradecimento pelo seu ministério”.
No Vaticano, fiéis continuam a se reunir em procissões e orações, celebrando a vida do pontífice e sua liderança espiritual.