22°C 35°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Elmano sobre empate com Ciro em pesquisa: “Os números que vão importar são os da eleição”

Petista lidera numericamente, mas aparece empatado dentro da margem de erro com Ciro Gomes em levantamento da Real Time Big Data

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: O POVO
08/10/2025 às 08h02
Elmano sobre empate com Ciro em pesquisa: “Os números que vão importar são os da eleição”
Foto: Helene Santos - Casa Civil

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmou no domingo, 5, que "os números que vão importar são os da eleição", ao comentar o resultado da pesquisa Real Time Big Data, divulgada no último dia 29, que mostra empate técnico entre ele e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) na corrida eleitoral para o Governo do Estado em 2026.

Elmano disse que recebeu o resultado com a "certeza" de que quem está governando "tem que se preocupar em governar e trabalhar" antes de discutir questões eleitorais. "Eu penso que os números que vão importar são os da eleição. Agora só serve para gente ter mais ânimo para trabalhar mais", afirmou o governador.

"A minha preocupação agora é governar e entregar o que eu me comprometi com o povo cearense, porque é lá na frente que o povo vai fazer a avaliação e a eleição", destacou durante evento de requalificação do Farol do Mucuripe, em Fortaleza.

No cenário da pesquisa que inclui o senador Eduardo Girão (Novo) entre os candidatos, Elmano aparece com 38% das intenções de voto, enquanto Ciro tem 37%, configurando empate técnico dentro da margem de erro, de três pontos percentuais. Sem Girão na disputa, o ex-ministro pontua 43%, e o petista, 42%. O resultado representa empate técnico dentro da margem de erro e indica que a disputa entre grupos do PT e ala da oposição ligada a Ciro segue acirrada no Estado.

Nos quatro cenários testados, o governador apresenta o melhor desempenho quando a oposição aparece dividida. Nesse caso, Elmano lidera com 38%, seguido por Roberto Cláudio (sem partido) com 22%, Capitão Wagner (União Brasil) com 17%, e Eduardo Girão com 12%.