O cearense João Marinho Neto completou, no último domingo (5), 113 anos. Ele é reconhecido pelo Guinness World Records como o homem mais velho do mundo desde novembro de 2024, quando o britânico John Tinniswood faleceu aos 112 anos. A celebração de aniversário de João ocorreu na cidade de Apuiarés (CE) e consolidou seu recorde de longevidade.
João nasceu em Maranguape, Ceará, no dia 5 de outubro de 1912, em uma família de fazendeiros.
Desde os quatro anos de idade, o cearense ajudava seu pai na lavoura. Eles cuidavam do gado, colhiam frutas de árvores de juazeiro e chegaram a criar um gancho improvisado com os galhos para proteger os frutos.
João se casou com Josefa Albano dos Santos (1920–1994), com quem teve quatro filhos: Antônio, José, Fátima e Vanda (falecida). Sua esposa herdou uma propriedade na Fazenda Massapê, onde a família cultivava milho e feijão. Ele também criava gado, cabras, porcos e galinhas.
Após a morte da primeira esposa, João teve mais três filhos, Vinícius, Jarbas e Conceição, com Antonia Rodrigues Moura. Atualmente o homem reside em um lar para idosos em Apuiarés.