22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

“Ceará Raiz”: Alece lança projeto para valorizar expressões culturais cearenses

O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, Romeu Aldigueri, em sessão nesta quarta-feira (8)

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa Fonte: Opinião CE
09/10/2025 às 09h35
“Ceará Raiz”: Alece lança projeto para valorizar expressões culturais cearenses
Foto: José Leomar/Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) anunciou, nesta quarta-feira (8), o lançamento do projeto “Ceará Raiz”, com o objetivo de valorizar e preservar as expressões culturais do Estado. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, Romeu Aldigueri (PSB). A iniciativa foi idealizada pela primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri (PT).

Durante a sessão plenária, o chefe do Legislativo lembrou que a data, 8 de outubro, marca também o Dia do Nordestino, celebração que exalta a cultura, a força e a resistência do povo da região. “É com esse sentimento de orgulho e pertencimento que a Assembleia Legislativa lança hoje o projeto Ceará Raiz”, afirmou.

Aldigueri explicou que a iniciativa é uma série documental multiplataforma, que estreia nesta quinta-feira (9), às 20h30, na Alece TV.

O primeiro episódio aborda as casas de farinha de Itapipoca e Amontada. O conteúdo também será destaque na revista Plenário Alece e poderá ser acompanhado em todos os veículos de comunicação da Casa.

Ainda segundo o presidente, o intuito é produzir um documentário de cerca de 20 minutos em cada município do Ceará. Ele ressaltou que a série, no momento, já conta com quatro produções concluídas.

Além do material sobre as casas de farinha, há também “sobre a cultura e o extrativismo do carnaubal, realizado em Granja; um terceiro, sobre Viçosa do Ceará, reconhecida como a capital cearense e nacional da cachaça, com mais de 80 fábricas do produto; e o quarto, sobre a tradicional Feira de Cascavel”, como adiantou o presidente.

Aldigueri parabenizou a equipe de comunicação da Alece e destacou a importância de reconhecer e fortalecer as manifestações culturais do Estado. “O primeiro documentário, sobre as casas de farinha, está belíssimo. É muito importante que façamos isso em todas as cidades do Ceará”, concluiu.