23°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Fumaça em vagão do metrô assusta passageiros após falha nos freios, em Fortaleza

O problema ocorreu na linha sul do metrô por volta das 17h, em um horário de pico. Falha foi corrigida e trem segue rodando

Rita de Cássia
Por: Rita de Cássia Fonte: G1 Ceará
10/10/2025 às 09h47
Fumaça em vagão do metrô assusta passageiros após falha nos freios, em Fortaleza
Foto: Reprodução

Passageiros do Metrô de Fortaleza se assustaram depois que uma falha mecânica nos freios fez com que o trem parasse e soltasse fumaça na tarde desta quinta-feira (9). Após a parada, os passageiros desceram e aguardaram na estação a dispersão da fumaça. Na sequência, o trem retomou viagem.

O problema ocorreu na linha sul do metrô, por volta das 17h, em um horário de pico do metrô. O veículo fazia um trajeto no sentido Fortaleza-Pacatuba e ficou parado por cerca de 20 minutos. Conforme a estatal Metrofor, que opera os trens, a fumaça não foi causada por fogo, mas sim pelo acionamento indevido dos freios.

Imagens mostram uma grande quantidade de fumaça saindo do primeiro vagão da composição, da parte de baixo do trem. A composição estava na Estação Benfica. "Estávamos todos dentro do metrô, aí sentimos cheiro de fumaça e uma pessoa gritou 'Tá pegando fogo', aí todos saímos", relatou um passageiro.

O alarme da estação chegou a ser acionado. Em um dos vídeos gravados por testemunhas, um funcionário do metrô aparece acalmando os passageiros, informando que a composição não pegou fogo, e que a fumaça veio dos freios. Apesar disso, com o susto, alguns passageiros desistiram de seguir viagem.

Por meio de nota, a Metrofor afirmou que a fumaça vista nas imagens foi provocada pelo acionamento indevido de um dos freios do trem, "caracterizando uma falha mecânica". A estatal disse ainda que técnicos de manutenção isolaram o freio com defeito e o veículo segue em circulação normal.

A empresa informou ainda que o problema provocou atraso nas viagens, mas que a linha sul segue em funcionamento. Vídeos gravados por testemunhas logo após a parada do trem mostram o veículo superlotado, com passageiros apertados contra a porta.