23°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Caça às bruxas: Guimarães chama de malandragem quem vota contra, mas quer cargos, emendas e apoio eleitoral do Governo

Aos falsos aliados, Guimarães antecipou que a receita está pronta e que, até o final deste ano, a limpeza será feita.

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa Fonte: Ceará Agora
13/10/2025 às 11h21
Caça às bruxas: Guimarães chama de malandragem quem vota contra, mas quer cargos, emendas e apoio eleitoral do Governo

O líder do Governo na Câmara, José Guimarães, apontou a metralhadora giratória na direção de ‘’aliados’’ que votam contra à administração do PT, mas depois querem cargos, emendas e apoio nas eleições de 2026. Guimarães é direto com quem tenta usar da esperteza para se dar bem: “Isso não é bom, não é pedagógico nem é educativo. Isso é malandragem’’.

Aos falsos aliados, Guimarães antecipou que a receita está pronta e que, até o final deste ano, a limpeza será feita. ‘’O cara fica votando o dia todo contra o governo e à noite vai pedir emenda para a Gleisi. O cara fica votando o dia todo contra o governo e no outro dia vai dizer que está tudo bem. Bem coisa nenhuma. Nós vamos passar isso a limpo até o final do ano”, disse Guimarães, em declarações publicadas, nessa sexta-feira (10), pelo Jornal O Povo.

O líder petista não escondeu descontentamento com os colegas de bancada do Ceará que apresentam duas caras. “Não é razoável o cara fazer o que quer em Brasília, tem emendas, tem cargos. Eu conheço deles que têm cargos aqui no Ceará, que a Gleisi (Hoffmann, ministra das Relações Institucionais) vai tirar. E continua fazendo essas peripécias contra o governo. E nem aparece. Porque você sabe que ali tem o chamado parlamentar que não quer aparecer. Hoje em dia ninguém esconde mais nada”, desabafou.

A limpeza, entendida como caça às bruxas, significa tirar cargos e fechar as torneiras para quem vende, mas não entrega lealdade nas votações de interesse do Governo na Câmara e no Senado. Guimarães citou a Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que recebe e despacha as demandas dos parlamentares.

CORRIDA AO SENADO E DEPURAÇÃO

Guimarães deixou claro, também, como recado direto ao deputado federal Júnior Mano (PSB), que, quem vota contra o Governo, não terá apoio do presidente Lula na corrida eleitoral.

O site cearaagora antecipou, na última quarta-feira (8), que Júnior Mano, após se aliar aos deputados do PL, PP e União Brasil, enfrentaria embaraços para atrair apoio dos petistas ao Senado.

Bancado pelo senador Cid Gomes, Júnior é pré-candidato ao Senado, mas, na última terça-feira (7), ajudou a derrotar o Governo na votação da Medida Provisória que garantiria, em 2026, pelo menos, R$ 17 bilhões de receita extra.

Nas palavras de Guimarães, que, também, sonha com o Senado, para quem trai, não há perdão: “A sociedade está muito organizada. Teve gente que votou a favor da PEC da Blindagem e até hoje está pagando o preço. Quem estiver votando contra o governo não terá o apoio do Lula nos estados”, expôs o petista.

Segundo Guimarães, o Governo vai dar a resposta e o recado sairá, também, das urnas: “O Lula tem muita clareza. Você acha que um deputado que votou a favor de aumentar o número de deputados, para derrubar IOF, votou a favor da PEC da Blindagem e agora contra os ricos pagarem imposto, isso vai passar impune na eleição? Não tem perigo. Isso aí vai ser levado muito em conta na eleição”, afirmou o líder petista, que é pré-candidato ao Senado.