Terça, 25 de Novembro de 2025
23°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Romeu Aldigueri celebra 190 anos da Alece e reforça papel da Assembleia na democracia

O deputado ressaltou a importância da interação entre a população e a Assembleia

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: GCMais
24/11/2025 às 23h32
Romeu Aldigueri celebra 190 anos da Alece e reforça papel da Assembleia na democracia
Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Durante a sessão solene realizada no Congresso Nacional em homenagem aos 190 anos da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), destacou a longevidade da instituição e seu papel central na história do Estado. Em seu discurso, Aldigueri lembrou que a Alece foi fundada em 1835, no período imperial, e que, ao longo de quase dois séculos, esteve marcada por lutas, transformações e avanços sociais, sempre tendo o povo cearense como protagonista. Segundo ele, “uma história cujo protagonista é um povo batalhador, uma história de diásporas em busca de água, de oportunidades, de sobrevivência, forjando, assim, o sangue resiliente de todos nós cearenses que correm nossas veias”.

O deputado ressaltou a importância da interação entre a população e a Assembleia, afirmando que “uma instituição se insere no tempo das pessoas, assim como as pessoas determinam sua atuação ao longo do tempo”. Ele destacou ainda que as marcas dessa trajetória estão “nos rostos vincados do sertanejo, na arquitetura das nossas cidades, nos sons emanados do plenário 13 de maio e no retorno de cada filho, de cada filha que volta para casa”.

Continua após a publicidade
Anúncio

Aldigueri enfatizou os desafios atuais enfrentados pelo Parlamento, sobretudo diante de movimentos autoritários e da desinformação digital, afirmando que “contra esses movimentos enganosos, há de se construir um escudo protetor formado por camadas de qualificação, criticidade, leis modernas, diálogos intensos e mais, e mais, e muito mais democracia”. Para ele, a Alece sempre atuou como instrumento de proteção à cidadania e à democracia, mesmo nos períodos mais conturbados da história do Brasil.

O deputado lembrou episódios históricos da Casa, incluindo conquistas sociais e políticas, destacando que “vimos também uma mulher desafiar os costumes da época ao entrar no plenário 13 de maio calça jeans pela primeira vez, estabelecendo um novo parâmetro de respeito”. Ele reforçou ainda que o Estado busca ser pioneiro em iniciativas sociais: “É com essa ousadia que queremos ser o primeiro Estado brasileiro a extinguir a fome, assim como fomos a primeira província a extinguir outra chaga da humanidade, que foi a escravidão”.

Romeu Aldigueri também destacou programas e projetos implementados pela Alece, como a Sala do Empreendedor, a Procuradoria Especial da Mulher, o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil e o Programa Alcance, lembrando que a Casa ainda criou “a primeira universidade, a primeira escola superior do Parlamento, o primeiro sistema de comunicação com a primeira TV, a primeira FM”. Segundo ele, essas iniciativas refletem o compromisso da Assembleia em entregar soluções concretas à população cearense.

Encerrando seu discurso, o presidente reafirmou o compromisso da Alece com o povo do Ceará e a democracia: “Somos 46 deputados e deputadas, eleitos democraticamente por 9 milhões de cearense… é honrando o voto de milhares que nos elegem que trabalhamos por milhões que representamos”. Ele concluiu celebrando a história da Casa e a dedicação de servidores e colaboradores: “Com muito orgulho e com muita felicidade, parabéns a todos os cearenses, parabéns à Alece, parabéns à democracia e parabéns a todo o nosso corpo de servidores e colaboradores. Muito obrigado”.