
No último fim de semana (17 e 18), agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) funcionaram, em diversas cidades brasileiras, em regime de mutirão. O objetivo foi antecipar atendimentos agendados para os dias 28, 29 e 30 de janeiro, período em que haverá manutenção dos sistemas previdenciários. As ações prosseguem no próximo fim de semana (24 e 25), buscando minimizar os impactos aos cidadãos e compensar a suspensão temporária do atendimento presencial.
Os segurados com agendamento para os dias 28, 29 e 30 de janeiro podem, até as 19h do dia 27, consultar a nova data de comparecimento pelo Meu INSS ou pela Central 135. Para aqueles que preferirem ser atendidos em dia útil, o órgão assegura o reencaixe.
A região que concentrou o maior volume de serviços foi o Nordeste, com 1.378 perícias médicas realizadas em parceria com o Ministério da Previdência Social. As atividades ocorreram em 71 Agências da Previdência Social (APS), distribuídas em oito dos nove estados da região.
A mobilização para compensar a interrupção temporária das atividades nos dias 28, 29 e 30 de janeiro segue neste fim de semana (24 e 25).
Em razão de melhorias nos sistemas previdenciários, informadas pela Dataprev — empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social —, as agências não realizarão atendimento presencial nas datas mencionadas. Já os serviços digitais, disponíveis pelo Meu INSS (site e aplicativo) e pela Central Telefônica 135, ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 até o dia 1º de fevereiro.
A pausa é necessária para a modernização das plataformas, com o intuito de garantir mais estabilidade, segurança e eficiência no suporte à população.
Quem tiver agendamento previsto para um desses dias deve consultar a nova data do seu compromisso pelo site/app Meu INSS ou ligando para a Central 135, canais que permanecem operacionais até as 19h do dia 27.