
Um termo de compromisso para o aumento de 5 mil novas vagas no sistema penitenciário foi assinado na manhã desta segunda-feira, 26, pelo governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), durante a primeira reunião do ano do Comitê Estratégico de Segurança Integrada (Coesi).
Essa é uma das primeiras medidas do Coesi em 2026. O documento foi assinado em conjunto entre representantes do Executivo, Legislativo e do Judiciário. Todos integram o comitê de segurança.
No termo, é garantida a construção das novas vagas em quatro novos presídios, sendo dois com 1 mil vagas cada, no interior do Estado, e outros dois com 1,5 mil vagas, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
A previsão é que as unidades sejam entregues até o final do ano.
Em dezembro de 2025, em entrevista à rádio O POVO CBN, o governador Elmano de Freitas afirmou que as prisões de membros de facções criminosas aumentaram 94% naquele ano, com uma população carcerária que passou de 21 mil para 25 mil, além de 10 tornozelados.
Em outubro do ano passado, o crescimento foi de 20% desde 2023. Das 17,8 mil vagas distribuídas nas 30 unidades prisionais, o Ceará tem mais de 24 mil pessoas dividindo celas, revelando que o sistema atua com quase 40% acima da capacidade de vagas dos presídios.