
O Ceará será mais um estado a aderir ao fim da obrigatoriedade da baliza nos exames para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A mudança ocorre a partir deste mês de fevereiro devido às normas impostas pelo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular (MBEDV), publicado nesse domingo, 1°, pela Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran), que recomenda o uso apenas do estacionamento ao final da prova prática.
"Para adaptar as novas regras e diretrizes aos exames práticos realizados em nosso Estado, o Detran-Ce constituiu comissão interna que iniciará a implementação das mudanças por todo o mês de fevereiro", disse a pasta em pronunciamento
O argumento utilizado no Manual é similiar ao posto pela Resolução 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que já resultou na retirada baliza em quatro estados brasileiros: São Paulo, Amazonas, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.
Em ambos os documentos, o teste é apontado como distante da realidade de trânsito, sendo apenas uma forma de tornar a prova mais difícil.
No Ceará, a retirada do teste vinha sendo postergada desde dezembro do ano passado, quando a Resolução 1.020 entrou em vigor. O Estado foi um dos que optaram por seguir o artigo 42 do texto, que deixou a inclusão ou não da baliza a cargo dos órgãos estaduais até a publicação do MBEDV.
No novo modelo, questões como marcha ré, noção de espaço e observância do ambiente ao redor do automóvel passam a ser avaliadas apenas no estacionamento ao final do percurso.Antes, o condutor tinha que parar no meio do trajeto, fazer a baliza e seguir viagem, dentro de um determinado tempo, em caráter eliminatório.