
O Governo Federal irá inaugurar cinco sistemas de dessalinização no Ceará com entregas previstas para abril de 2026, sendo dois no município de Araripe, dois em Aurora e um em Aracoiaba. A ação deve atender aproximadamente 1.475 pessoas. O projeto é parte do Programa Água Doce (PAD), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em estados do Nordeste.
Ao longo de 2025, o PAD registrou a entrega de 141 sistemas de dessalinização no semiárido brasileiro. As inaugurações contemplaram nove estados, entre eles o Ceará com onze sistemas, com destaque para Pernambuco, que recebeu 70 sistemas. Os demais estados beneficiados foram Bahia, com cinco sistemas; Maranhão, com três; Minas Gerais, com oito; Paraíba, com seis; Piauí, com 13; Rio Grande do Norte, com 22; e Sergipe, com três sistemas entregues.
“Os sistemas de dessalinização são implantados com foco na operação adequada e no uso responsável da água, garantindo que os benefícios sejam duradouros. O Programa Água Doce é uma iniciativa que alia tecnologia, sustentabilidade e gestão comunitária”, afirmou o secretário Nacional de Segurança Hídrica (SNSH) do MIDR, Giuseppe Vieira.
Em fevereiro de 2026, está planejada a inauguração de um sistema inédito de dessalinização de água do mar no município de Galinhos, no Rio Grande do Norte. A iniciativa deve atender aproximadamente 1.500 pessoas, com a implantação de cerca de 10 mil metros de rede de distribuição de água. As inaugurações, até julho deste ano, incluem sistemas de dessalinização de água salobra e do mar, ampliando o acesso à água potável em áreas com escassez hídrica.
Ainda no Rio Grande do Norte, está programada para julho de 2026 a inauguração de cinco sistemas de dessalinização, com localidades ainda a serem definidas. A expectativa é de que aproximadamente 1.475 pessoas sejam beneficiadas com as novas estruturas.
Já em março de 2026, Pernambuco contará com a entrega de 40 sistemas de dessalinização, resultado de um convênio firmado com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca do estado. As estruturas serão implantadas nos municípios de Alagoinha, Caetés, Capoeiras, Frei Miguelinho, Paranatama e Riacho das Almas, beneficiando cerca de 11.800 pessoas.
“Esses números mostram o quão comprometida está a pasta com as políticas estruturantes de segurança hídrica, especialmente em regiões mais vulneráveis aos efeitos da seca”, afirmou Giuseppe Vieira.
Em maio de 2026, o estado do Piauí deve receber cinco novos sistemas, sendo quatro no município de Dom Inocêncio e um em Várzea Branca. A previsão é de atendimento a cerca de 1.475 pessoas.