
O senador Camilo Santana (PT) foi chamado pelo presidente Lula (PT) para assumir a liderança do Governo Federal no Senado. A informação é do colunista de política do Opinião CE, Roberto Moreira. O ex-governador cearense, caso assuma o posto, substitui Jaques Wagner (PT-BA), parlamentar alvo de operação da Polícia Federal.
O cearense é considerado um dos aliados de primeira linha de Lula, tendo exercido o posto de ministro da Educação de 2023 até o primeiro semestre deste ano, quando se desincompatibilizou para, segundo ele, ajudar as campanhas de reeleição do presidente e do governador Elmano de Freitas (PT) no Ceará.
O nome de Camilo Santana foi citado por Lula em conversa com senadores do PT e com as direções nacionais do PT, do PSB e de outros partidos da base que possuem representação no Senado.
O presidente e Jaques Wagner vão se reunir nesta quarta-feira (24). Nos bastidores, a saída do senador baiano do cargo de líder é dada como certa.
Jaques Wagner foi alvo, na última quinta-feira (18), da 9ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga supostas irregularidades envolvendo instituições do sistema financeiro nacional. Também é alvo da operação Augusto Ferreira Lima, sócio do banco Master.
Além das buscas, a PF informou que executa medidas cautelares determinadas pela Justiça, entre elas a proibição de contato entre os investigados e a suspensão de passaportes.
De acordo com a corporação, os fatos apurados podem configurar, em tese, os crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.