Quarta, 09 de Setembro de 2026
22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

PF investiga suposto esquema de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos em três cidades do Ceará

Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Carnaubal, Madalena e Guaraciaba do Norte. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

09/09/2026 às 15h01
Por: Rita de Cássia Fonte: G1 Ceará
Compartilhe:
Foto: Polícia Federal/ Divulgação
Foto: Polícia Federal/ Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (9) uma operação para investigar um suposto esquema criminoso envolvendo licitações com indícios de fraude e desvio de recursos públicos federais na contratação de obras públicas nos municípios cearenses de Carnaubal, Madalena e Guaraciaba do Norte. A polícia não divulgou os nomes dos alvos.

Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nas cidades cearenses, em endereços ligados à empresa investigada, a um sócio-administrador, a dois agentes públicos municipais e às sedes das três prefeituras contratantes.

Em nota divulgada nas redes sociais, o Governo Municipal de Guaraciaba do Norte confirmou que recebeu uma equipe da Polícia Federal para o cumprimento de mandado de busca e apreensão, mas afirmou que a diligência refere-se a fatos investigados durante a gestão do ex-prefeito da cidade. "Desde o início da ação, o Governo colaborou integralmente com a PF, disponibilizando os documentos e as informações solicitadas", diz a nota. 

Continua após a publicidade
Anúncio

"As buscas têm como objetivo apreender documentos e mídias para instrução de inquérito policial, bem como individualizar a atuação dos suspeitos nos crimes investigados e levantar a destinação dos recursos públicos repassados pela União aos municípios, apurando-se eventuais desvios praticados por integrantes das secretarias municipais e das comissões de licitação", explica a PF em nota.

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, fraude em licitações e de lavagem de capitais. As investigações continuam, com análise do material apreendido.

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, fraude em licitações e de lavagem de capitais. As investigações continuam, com análise do material apreendido.

A ação, denominada Operação Contrapiso, ocorre em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério Público Federal (MPF).

Publicidade
Publicidade