A cidade se mostra com forte avanço principalmente no setor imobiliário, onde o qual as pessoas adquirem suas casas através de financiamentos estabelecidos pelo Governo Federal. Outra coisa que devemos ressaltar foi o abrimento e a chegada de empresas como a Macavi, Mr. Mix, Vou Demais Sport Bar, Eliane Veículos e é claro, o Banco do Nordeste. Mas mesmo com todas essas chegadas, houve quebra de certas empresas, principalmente de restaurantes.Já a mina de urânio de Itataia se apresenta como um forte ponto para o desenvolvimento de Santa Quitéria e principalmente das regiões circunvizinhas, onde por via das dúvidas, pode receber um desenvolvimento maioritário com relação à sede do município.
Agora refletimos sobre Santa Quitéria, quem via a pelo menos, 05 anos atrás, a grande presença de jovens e adolescentes em academias. Quem via a pelo menos 05 anos atrás, a forte evolução da qualidade e preços dos sorvetes e nem se sonhava em se ter milk shake. Quem via há 10 anos atrás, o forte desenvolvimento de lojas, supermercados e de certos serviços. Quem via a 20 anos atrás, o que vemos hoje na figura econômica de Santa Quitéria.
Basta apenas abrir o olho para se perceber o crescimento constante ou não de nossa cidade. Santa Quitéria, onde o mercado ainda é fraco, se comparamos, por exemplo, a Sobral, mas que teve grandes crescimentos e que se nota o ponto X de novos investimentos, assim sistematizando a entrada de novos produtos e serviços no comércio varejista.
Henrique Moreira é colaborador do A Voz de Santa Quitéria e da TVaVoz e estudante da EEEP Cel. Manoel Rufino Magalhães.