
As histórias se repetem, quando iniciamos uma investigação mais apurada, vimos vários populares relatarem várias situações em que há aparição de objetos não identificados. Há vários relatos de fenômenos ufológicos na região, a maioria das pessoas prefere se omitir em nos contar os fatos com receio de ser motivo de chacota pelos incrédulos. Uma das testemunhas resolveu quebrar o silêncio e nos contou uma ocorrência bastante interessante: “por volta das 19 horas, minha esposa observou duas luzes no céu e rapidamente me chamou para vê-las. Ficaram paradas sobre as árvores por alguns segundos quando uma delas iniciou movimentos em forma de zigue-zague. Havia momentos que aumentavam e diminuíam seus tamanhos. Peguei meu celular para filmar, quase não consegui, pois o mesmo estava descarregando, mas consegui filmar aproximadamente 20 segundos”.

O caso relatado foi no dia 04 de abril, sábado. No dia seguinte, tivemos acesso ao registro em vídeo e fizemos uma análise do que seriam os OVNIS filmados. A precária resolução da imagem dificultou a análise, mas aplicamos alguns filtros e conseguimos melhorar a qualidade do filme. Nas imagens aparecem dois objetos discoides próximos um do outro realizando pequenos movimentos. Um deles (o maior) emite luzes vermelhas e brancas e o outro emite luzes brancas e rosa, notamos também uma pequena luminosidade abaixo dos OVNIS, acreditamos que os mesmos estavam iluminando a parte inferior dos objetos, como uma lanterna focando para baixo.
Na Ufologia, os objetos menores são conhecidos como sondas e são utilizados para missões em locais onde o acesso não é permitido para objetos maiores, por essa razão, temos motivos para acreditar que os OVNIS estavam realizando alguma operação desconhecida como coleta de minerais, por exemplo.
Descartamos a hipótese dos objetos serem drones – pequenos objetos tripulados por controle remoto. Como não produziam nenhum som, descartamos também a possibilidade de serem aviões ou similares.
Diante da casuística ufológica observada, estamos em constante pesquisa a fim de darmos um parecer conclusivo ao caso. Por enquanto, estamos em investigação.
Humberto Sales é professor, ufólogo e colunista do portal A Voz de Santa Quitéria.