Terça, 20 de Janeiro de 2026
21°C 30°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

MP pede bloqueio de recursos da Prefeitura de Santa Quitéria para pagamento dos servidores

MP pede bloqueio de recursos da Prefeitura de Santa Quitéria para pagamento dos servidores

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
16/02/2017 às 13h35 Atualizada em 16/02/2017 às 13h35
MP pede bloqueio de recursos da Prefeitura de Santa Quitéria para pagamento dos servidores
Foto: Reprodução
Com exceção dos 60% do FUNDEB e os funcionários das unidades de saúde, os funcionários permanecem com o salário de dezembro atrasado, bem como o de janeiro, que deveria ter sido pago até o último dia 10.
Segundo o MP, a folha de pagamento referente ao mês de novembro foi paga pela gestão anterior em quase sua totalidade, restando o valor de R$ 454 mil, em que se incluem efetivos, comissionados e contratados. Referentes aos efetivos, os funcionários das secretarias de Obras, Ação Social e parte da Saúde receberam o novembro em 05 de janeiro.
Na ação, obtida com exclusividade pelo AVSQ, o promotor Deric Funck Leite alega "discriminação perpetrada em desfavor dos servidores públicos contratados e comissionados, indica claramente uma retaliação política".

Sequência dos fatos
  • 30 de Dezembro - A listagem de servidores que deveriam ser pagos foi enviada, mas o processo foi recusado no dia 02 de janeiro, dado não ser dia útil, sendo necessário o reenvio dos arquivos.
  • 11 de Janeiro - Servidores protocolaram um requerimento solicitando providências. No mesmo dia, o prefeito Tomás Figueiredo e o gerente da Caixa Mauro Neto são convocados para prestar esclarecimentos.
  • 13 de Janeiro - O gestor informou que o pagamento não seria realizado por diversos motivos. Três dias depois, Mauro Neto relata o problema ocorrido no envio da mídia digital, por não ser dia útil.
  • 17 de Janeiro - Os servidores informam ao MP que a Prefeitura autorizou o pagamento apenas dos servidores efetivos, recusando os comissionados e contratados.
  • 02 de Fevereiro - O prefeito é notificado a comparecer na Promotoria de Justiça no dia 08. Na referida data, não compareceu e nem justificou a ausência.
Sobre o assunto, o AVSQ tentou contato com o Procurador do Município, Jader Cavalcante, porém, até o fechamento desta matéria, sem êxito.
Além desta ação, outro mandado de segurança está tramitando desde o último 30 de dezembro, impetrado pelo Sindicato dos Servidores de Santa Quitéria, cobrando os salários referentes a novembro e dezembro, bem como também, o bloqueio das contas do Executivo.