Segunda, 30 de Março de 2026
21°C 33°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Comissão do Senado aprova eleições diretas em caso de vacância da Presidência

Comissão do Senado aprova eleições diretas em caso de vacância da Presidência

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
31/05/2017 às 16h45 Atualizada em 31/05/2017 às 16h45
Comissão do Senado aprova eleições diretas em caso de vacância da Presidência
Foto: Reprodução
Caso a PEC seja aprovada ainda este ano, em uma eventual saída do presidente Michel Temer ainda em 2017, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teria uma nova eleição direta, já que o mandato do peemedebista se encerra em 31 de dezembro de 2018.

Tramitação: próximos passos
A atuação da Comissão analsa se os projetos apresentados no Senado Federal ferem algum princípio da Constituição de 1988. A "PEC das Diretas Já" agora segue e será enviada para votação no plenário do Senado. Se os senadores aprovarem o texto, a PEC seguirá para a Câmara.

Como é hoje: eleição indireta no Congresso
Atualmente, a Constituição prevê que, na hipótese de presidente e vice deixarem o comando do país nos últimos dois anos do mandato, será realizada eleição indireta, em um prazo de até 30 dias, no Congresso Nacional.

Como é a proposta: eleição direta nos primeiros três anos de mandato
De autoria do senador Reguffe (sem partido-DF), de 2016, a proposta altera o artigo que trata da vacância da Presidência e prevê que, na ausência definitiva do presidente e do vice, o Congresso só elege indiretamente o chefe do Executivo federal se a vacância ocorrer no último ano dos quatro de mandato.
Numa eventual saída, antes do último ano, ocorrerá eleição direta.